Saúde emocional: pesquisa revela o segredo

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Para começar, não é a mesma coisa que saúde mental. Embora os dois termos sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável, a saúde emocional "se concentra em estar em sintonia com nossas emoções, vulnerabilidade e autenticidade", diz a psicóloga licenciada Dra.Fraga, em inglês.

Índice desse artigo (toc)

Ter boa saúde emocional é um aspecto fundamental para estimular a resiliência, a autoconsciência e o contentamento geral.

Lembre-se de que ter boa saúde emocional não significa que você está sempre feliz ou livre de emoções negativas. É ter as habilidades e recursos para gerenciar os altos e baixos da vida cotidiana.

Saúde emocional pesquisa revela o segredo

Como fica em ação?


Veja alguns exemplos comuns de boa saúde emocional e o impacto que ela pode ter.

1. Perceber emoções perturbadoras quando elas surgem


Isso permite que você os nomeie e processe de maneira saudável. Por exemplo, você pode escolher confrontar compassivamente alguém que o magoou ou irritou, em vez de atacá-lo. Ou talvez você opte por estabelecer alguns limites saudáveis ​​no trabalho ou com entes queridos.

2. Captando seus próprios julgamentos


De acordo com Fraga, isso significa transformar aquela voz interior crítica em uma oportunidade para amor próprio e compaixão.

Por exemplo, quando você se envolve em uma conversa interna negativa, pode perguntar:

  • "Se meu filho, parceiro ou melhor amigo estivesse falando comigo dessa maneira, como eu responderia?"
  • "O que torna difícil para mim tratar-me da mesma forma que trato os outros?"

3. Curiosidade


A saúde emocional floresce quando você está curioso sobre seus pensamentos, comportamentos e sentimentos e por que eles podem surgir em determinados momentos, diz Fraga.

É importante ser capaz de se perguntar: "Por que reajo dessa maneira?" ou "O que há no meu passado que pode me levar a ter uma forte reação a x, y e z?"

Por que isso é tão importante?


Trabalhar em nossa saúde emocional é tão importante quanto cuidar de nosso bem-estar físico.

E esse trabalho compensa com:

Resiliência ao estresse. Pesquisar mostra que o estresse emocional o torna mais vulnerável a doenças físicas, afetando seu sistema imunológico.

Relacionamentos mais profundos. Quando você está equipado com as habilidades para gerenciar suas emoções, é mais fácil para você se conectar com outras pessoas e mostrar mais empatia e compaixão. Você também será mais capaz de sustentar argumentos e expressar seus sentimentos.

Maior autoestima. Seus pensamentos, sentimentos e experiências influenciam a maneira como você se sente a respeito de si mesmo. Uma boa saúde emocional ajuda você a ver o melhor em si mesmo, apesar dos desafios.

Mais energia. Ter uma perspectiva positiva faz com que você se sinta mais energizado e o ajuda a se concentrar e pensar com mais clareza, enquanto a saúde emocional deficiente esgota seus recursos mentais e leva à exaustão .

Como posso melhorar minha saúde emocional?


A saúde emocional é mais um processo do que uma meta. E é provável que você já esteja fazendo algumas coisas que ajudam a fortalecer sua saúde emocional.

Ao ler essas dicas, lembre-se de que saúde emocional nem sempre significa estar de bom humor. É se preparar para lidar com o que é bom, o que é mau e tudo o mais.

1. Pratique a regulação emocional


As emoções podem e às vezes vão tirar o melhor de você, mas aprender estratégias de enfrentamento para moderá-las pode ajudá-lo a reagir em vez de reagir a situações perturbadoras, aconselha Fraga.

As estratégias de enfrentamento podem incluir:

  • meditação
  • registro no diário
  • ouvindo música
  • conversando com um terapeuta

2. Exercício


Se você está sobrecarregado de estresse no trabalho ou em casa, fazer exercícios regulares pode parecer impossível. Mas dedicar algum tempo à atividade física pode nutrir sua saúde emocional e física, diz Fraga.

Procure reservar 30 minutos por dia para algum tipo de atividade física. Se você estiver com pouco tempo, encontre intervalos de 10 ou 15 minutos para uma caminhada rápida.

3. Fortalecer as conexões sociais


Seus vínculos com outras pessoas podem ter efeitos poderosos sobre sua saúde física e emocional. Ficar conectado com seus entes queridos pode ser um amortecedor quando você está enfrentando desafios,

Promova essas conexões passando tempo com amigos íntimos e familiares, pessoalmente ou por telefone.

4. Esteja atento


Um crescente corpo de pesquisas relaciona a atenção plena com menos reatividade emocional e maior satisfação no relacionamento.

A atenção plena pode ser tão simples quanto focar em uma coisa de cada vez, tentar uma desintoxicação nas redes sociais ou transformar as tarefas domésticas em uma pausa mental. O objetivo é ser consistente com a prática da atenção plena e dedicar apenas alguns minutos a algo de que você goste.

5. Tenha um sono de qualidade


Sacrificar o sono o torna mais vulnerável ao estresse e à ansiedade.

Um estudo de 2018 descobriu que a privação de sono leva a pensamentos negativos mais repetitivos. Estar excessivamente cansado pode torná-lo mais reativo emocionalmente. Essa reatividade emocional pode afetar negativamente sua perspectiva, desempenho e relacionamentos.

Certifique-se de estar sendo consistente com seus horários de sono e de vigília, bem como de otimizar o ambiente do seu quarto para que você descanse o suficiente.

Conclusão


Uma boa saúde emocional é crucial para o seu bem-estar geral. Se você sente que seus pensamentos e emoções estão tirando o melhor de você, cuidar de suas necessidades essenciais - como dormir e se conectar com os entes queridos - pode ajudar.

Se isso não funcionar, considere trabalhar com um terapeuta ou outro profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a identificar claramente os aspectos de sua saúde emocional que você deseja melhorar e a elaborar um plano.
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